fbpx

O que fazer com a orquídea depois da floração?

Hoje vamos contar um pouco da história dessa orquídea, e de como fizemos pra colocar ela em estado de recuperação. Com a ajuda da nossa querida Guadalupe Crispim.

como ela chegou em nossa 🏡

Como você pode ver na imagem acima, ela tinha certa de três hastes de floração e as folhagens verdes e raizes bem sadias (a maioria delas).

Com o passar do tempo as flores 🌷 foram caindo e seguimos os cuidados normais que fomos orientados no dia da compra (Big Bompreço – Campina Grande), seguimos a risca para preservar orquídea o maior tempo possível.

Com o passar dos meses começamos a perceber que as folhas 🍁 estavam perdendo a cor vivo que tinha. Daí buscamos algumas informações na internet, vídeo no YouTube e percebemos que tínhamos que ter muito mais cuidados.

Então pedimos ajuda a quem realmente cuida de orquídeas em Campina Grande e recebemos orientações para poder salvar a orquídea, porque se continuasse daquela forma certamente ela iria morrer.

Como cuidar da sua orquídea que está prestes a bater as botas.

Nas imagens e vídeos abaixo você verá o que foi feito pra tentar recuperar a vitalidade da orquídea.

o primeiro passo foi comprar substratos

Depois de uma ótima conversa com nossa querida Guadalupe Crispim, fomos orientados a comprar substratos. Esses substratos seriam trocados para o processo de recuperação.

[Importante] As orquídeas que são vendidas em grandes mercados (no nosso caso Big Bompreço) vem de uma longa viagem 🚚 e sofrem com isso. Quando vamos comprar uma planta nesses mercados percebemos que tem plantas que estão bem debilitadas, raizes ressecadas, folhas amareladas, e algumas realmente mortas.

Pois além da viagem, tem o cuidado dela em um ambiente diferente daquele de onde ela saiu, e a orquídea precisa de um tempo pra se adaptar, o mesmo acontece quando ela sai do mercado e chega a nossa casa 🏡 e aí acontece uma nova adaptação.

O processo que vamos apresentar agora, faz com que a planta entre em estado de recuperação. Nascendo novas folhas e dessas folhas novas hastes de floração.

Ferramentas necessárias para recuperação de uma orquídea.
Itens comprados na feira central de Campina Grande
  • Fibra de Coco 🥥 (Substrato)
  • Casca de Pinus
  • Saco plástico transparente
  • Cinta de Nylon (pode ser qualquer fecho para saco plástico)

Com todos os materiais em mãos, você deve pegar os substratos (fibra de coco e casca de pinus) é deixá-los em pequenos pedaços para preencher o vaso juntamente com as raízes.

Prepare a Fibra de Coco e a Casca de Pinus

Corte a Casca de Pinus em pedaços menores.
Desfie a Fibra de Coco.

Soltar a orquídea do vaso antigo.

Tente retirar a orquídea do antigo vaso+substrato com todo cuidado pra não machucar suas raízes.

Outra coisa, como ela ficará em estado de recuperação, as hastes antigas (que não tem mais flores) devem ser retiradas, pois a planta tentará mandar energia para elas. Então não esqueça de retirá-las.

Apresentação da orquídea
Retirar todas as hastes de floração que estão sem flores. (Elas consomem muita energia da planta)

Depois de soltar um pouco o substrato (apertando o vaso) vire de cabeça para baixo e faça movimentos leves para o substrato sair.

O que ficar, você vai tirando com todo cuidado pra não machucas as raízes sadias.

Perceba que ao retirarmos a orquídea do vaso antigo, várias de suas raízes estão secas, e que devem ser cortadas. Deixando apenas as raízes que estão sadias.

Estado da orquídea no seu antigo vaso.
Situação do Substrato atual. Recomenda-se trocar o substrato a cada 2 (dois) anos.

Corte as raízes secas

Raízes secas de orquídea
Retiramos todas as raízes secas.

A orquídea ficara literalmente “pelada” como na imagem abaixo.

Orquídea livre para ser colocada em um novo vaso.
Orquídea Livre: sem substrato, raízes secas e hastes.

Depois coloque ela no vaso e preencha com o substrato colocando cuidadosamente.

Orquídea no seu vaso novo, com substrato de casca de pinus e Fibra de Coco.

Processo de estufa da orquídea.

Depois de colocar no vaso com o substrato 0km você dará um banho na orquídea

O Banho

Após o banho você ensaca a orquídea no saco plástico transparente, e depois pendura em uma árvore (preferencialmente à sombra).

Orquídea em estufa (saco plástico transparente)
Ensacando a Orquídea

Essa parte é a mais importante. Você deve observar todos os dias as gotículas (suando) dentro do saco, para que aos poucos a água do banho vai evaporando e alimentando as raízes sem encharcar a planta.

Tem que ter muita paciência e um cuidado enorme, e em alguns meses poderemos ver o resultado com novas folhas e hastes de floração para 2021.